A cidade de Três Lagoas e do que somos parte.

sábado, 13 de dezembro de 2008



Olá pessoal, estive ausente dos blogs nas últimas semanas por motivo de viagens e trabalho, mas não poderia deixar de participar do Coisas do Brasil, um momento especial em toda blogosfera... Na minha primeira participação, falei muito da minha cidade, procurei enfatizar nossos costumes, tradições, coisas do cotidiano... Dessa vez, como complemento ou continuação, vou falar do que me atrai em especial na cidade e suas tradições... Um personagem do nosso estado que me orgulha muito é o violeiro Almir Sater, possui um renome nacional e internacional, sendo músico fundamental para a expressão dos nossos valores, do nosso modo de falaR (com o R puxado), da calma e sabedoria do nosso povo e de todo talento, falo assim porque sou fã mesmo! E Almir Sater é uma tradição que aprendi com meu pai e nunca deixei de ouvir e admirar... Deste músico é uma das composições que mais gosto, a música Trem do Pantanal, este trem ainda existe, ele parte de Corumbá - MS e chega em Santa Cruz de la Sierra - Bolívia, passando por boa parte do Pantanal, este é uma de suas peculariedades, eu ainda pretendo viajar por este trem e quando digo que pretendo viajar é porque há grandes chances disto acontecer porque sou viajante nato e pretendo continuar assim por toda minha vida! O Trem do Pantanal já teve um percurso maior, inclusive, quando criança, já cheguei a viajar por este trem, saí de Três Lagoas e fui a Bauru... Até a década de 90, o trem saía de Bauru - SP e chegava em Satan Cruz de La Sierra... Já foi um veículo de transporte útil, principalmente para a população de baixa renda, porém uma multinacional acabou comprando a empresa e vendo o trem somente com função comercial... Não vou adentrar nestas questões mais políticas, mas, ao mesmo tempo que muito me orgulho desta linha ferroviária, me entristeço, meus avós eram trabalhadores desta linha férrea e a partir dela nossa família se sustentou, por muito tempo... Ao mesmo tempo que me orgulho me entristeço, pois hoje, a linha férrea é um grande mecanismo de exploração, e já perdi um colega num acidente, neste mesmo ano,devido as más condições de trabalho e manutenção das linhas e máquinas... Mas enfim, fico com o que ficou de bom e o de ruim fica como lição... Vou colocar um video em que Almir Sater interpreta O Trem do Pantanal no programa Viola Minha Viola... É muito belo, vale a pena...

E tanto falei do trem, de Almir Sater que também tenho que falar do Pantanal, uma maravilha natural que muito enriquece nosso estado... O Pantanal está concorrendo para as 7 Maravilhas Naturais do Mundo... Para votar basta clicar aqui. O video de divulgação encontra-se no youtube e resolvi colocá-lo aqui também...
Existem vários blogs divulgando e apoiando esta campanha, espero que vocês também cliquem no link e ajudem a valorizar o que é nosso! Sobre Três Lagoas encontrei um video bem bacana sobre a cidade, imagens do centro, dos bairros, dos parques industriais, e um texto ótimo também, algumas informações eu mesmo não conhecia...
Bom, pessoal, foi o que consegui neste pouco tempo que tive nestas últimas semanas, espero que gostem!
Abraços!
E até o próximo Coisas do Brasil, que já me inscrevo por antecipação!
Leandro

19 comentários:

Serena Flor disse...

Esta blogagem está nos dando a chance de conhecer o nosso Brasil, tão pouco conhecido por nós brasileiros e também a chance de conhecer novos amigos e isto é muito bom! Beijos e parabéns pelo seu post...ficou ótimo!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Leandro, muito obrigada por participar pela segunda vez! Já se inscreveu para a terceira edição??? Que bom!! Muito obriga por falar de sua Três Lagoas.

Thais disse...

Leandro!
Ontem eu tava olhando a fotos das três lagoas, e uma outra que vc mandou.. Um dia ainda nos vemos aí! o/

Wagner Trindade disse...

Ae Brother
Parabéns, esse poster ficou showwww de bola cara!!!
a musica do Almil Sater então\o/
Faço parte agora tbm dessa Blogagem Coletiva!!!
Um forte abraço brother!!!

Letícia disse...

Eu só conheço o Pantanal através de livros e da tv. Mas agora sei de você que tem o R meio caipira e que adoro. Lendo a história de sua terra, admiro mais e tenho uma constatação: Você é personagem folclórico, Coltrane. Não aquele cheio de enfeites, mas sim, a imagem da cultura. Além de saber de lugares, você faz parte deles.

Adorei, amigo.
Beijos.

Vanessa Anacleto disse...

Olá, não conheço Três Lagoas mas, obrigada por apresentar um pouco dela aqui. Bela participação na coletiva.

Abraço!

Anônimo disse...

Leandro, nossa coletiva foi um sucesso! Apareça lá pra ver o post de encerramento.

Anônimo disse...

Olá meu caro Leandro Neres, muito bom conhecer mais da cultura do Pantanal, sua região me fascina muito. Em particular o poeta Manoel de Barros, postei dois lindos poemas dele em meu blog. Parabéns pela bela postagem.
Muita paz e harmonia para você

Forte abraço

caurosa.wordpress.com

DILERMArtins disse...

Mas bah!
Não sabia deste trem...Deu até vontade de viajar!
A Andrea pensou em mostrar o Brasil lá fora, mas "noís é que tá vendo primeiro!"
Parabéns pela postagem e vai meu voto para o Pantanal!

Igor Garcia disse...

Leandro,

Maravilhosamente espetacular os videoclipes do Almir, láaaaaaaa do tempo do sitio do Pica Pau Amarelo! Adorei e tb escrevi sobre a BLogagem!

E tem uma companheira que escreveu sobre o trem no blog compulsaoporpalavras.blogspot.com

Forte abraço!

Anônimo disse...

Eu não conheço sua terra, mas a internet me leva a todos os cantos que "meu " tempo permite e volta e meia visito-a e me encanto.
Ainda irei com meu marido munidos de maquina fotográfica realizar tão sonhado passeio.
Quanto ao Almir...ah! tudo de BÃO.
Beijoca.
Nilda.
http://meucantin5.blogspot.com/

Urbano Leonel Sant' Anna disse...

Ótima lembrança, Leandro!

Almir Sater é um dos nossos melhores músicos! Faz da música o seu ganha-pão sem precisar se corromper, trazendo sempre a essência da música regional e sem jamais embarcar em modismos.

Meus parabéns pelo excelente post!

Sensata Paranóia

Anônimo disse...

Tanta coisa pra comentar nesta postagem, heim?
Gosto do Almir Sater que ainda mantém suas raízes, nada como essa moda de viola que tocam comercialmente.
Sobre as linhas de trens, o avanço das linhas se deram no período dos barões do café, a maioria dos fazendeiros produtores de café bancaram as linhas, na lista incluo meu tio avó, que na época plantava em Guaxupé. conhece? Pois lá é o berço da minha família. Talvez na próxima coletiva falo das tradições desta cidade.
Pelo jeito anda trabalhando muito!! Boas festas!! Beijus

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Oi, Leandro passei para lhe desejar um Feliz Natal!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Leandro, passei para lhe desejar um Feliz Natal!

Dulce Miller disse...

Leo!
Procuremos amar mais, fazer mais, acreditar mais, sonhar mais, viver mais; reclamar menos, lamentar menos, julgar menos, criticar menos...

Que isso tudo sirva, não apenas para o dia de Natal, mas para todos os dias do ano.
Quando, mais do que uma lembrança, a “Boa Nova” deve ser uma vivência cotidiana.

Um fraterno desejar: felicidade, paz, prosperidade e amor.

Grande beijo pra você, feliz Natal! \o/

Éverton Vidal Azevedo disse...

Fala meu amigo! Um dia quero conhecer sua cidade. E quando fizer a viagem é só avisar que a gente toma umas paceñas.

Um feliz natal.
Abração!
Inté!

Anônimo disse...

História boa e história ruim, de livro ou real, de vida e de morte, história de ser e agir e de ver e ouvir. Passo aqui e sempre aprendo.

Deixo o meu abraço e meu voto de um 2009 cheio de paz e de muita felicidade, Leandro. Que consigamos um mundo melhor para cada um de nós.

Muita força.
Continuemos...

Germano

Dulce Miller disse...

Vamos agradecer pela vida e tudo que temos na vida. Tudo Mesmo! Até mesmo as dificuldades e adversidades que se apresentam, mais que nada mais são do que as grandes oportunidades de testarmos o quanto somos capazes.

Ninguém pode avançar em direção ao novo se permanece obstruído, contaminado pelo velho e não se dá chance. Veja a mudança como um degrau a mais na escada que você sobe na vida.

O Tempo não espera por ninguém.

Faça você mesmo o seu tempo, mude enquanto é tempo, pois se você não tomar a decisão alguém em qualquer tempo, ou algum fato ou circunstância poderão manobrar o seu processo e efetuar mudanças e transformações na sua vida.

A responsabilidade perante a vida é individual e intransferível. Você pode e é capaz! Teste-se! Tenha coragem! Escreva você mesmo no livro da sua vida, faça dela uma obra de arte.

Beijos, Leo!