Dia mundial do Poeta e nacional da Poesia

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ai as almas dos poetas
Não as entende ninguém;
São almas de violetas
Que são poetas também.

Andam perdidas na vida,
Como as estrelas no ar;
Sentem o vento gemer
Ouvem as rosas chorar!

Só quem embala no peito
Dores amargas e secretas
É que em noites de luar
Pode entender os poetas.

E eu que arrasto amarguras
Que nunca arrastou ninguém
Tenho alma pra sentir
A dos poetas também!*

______________________

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
E ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não ter sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, e ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e cetim…
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente…
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!**

______________________ 
ESPANCA, Florbela. Poesia de Florbela Espanca. Porto Alegre: L&PM, 2002. (*p. 23) (**p. 75)

15 comentários:

Lorena disse...

Lindas, Leo! Florbela e seus sentimentos extremos... Acho que foi perfeito postar seus versos hj, no dia do poeta e da poesia. Ela sentia bem o que era ser poeta. =)

beijos!

Camila disse...

Que belas poesias, Leandro! Ótimas para brindarmos ao dia do Poeta. Pra falar a verdade, achei que fossem suas, não são, mas bem que poderiam ser.

Beijos!

Anônimo disse...

Rapaz... taí uma descrição poética do que é ser poeta! Se é preciso essa sensibilidade incrivel pra escrever poesias, nunca vou conseguir escrever mais do que alguns versinhos... desses bonitinhos, que as garotas curtem, hehehe

Belo texto, cara! Valeu pela visita lá no meu blog (já faz um tempinho, eu sei... mas ando meio sem... ãããhnnn... tempo, hehehe) o/

Abraços

Anônimo disse...

Que perfeição e delicadeza ao expressar a alma de um poeta, o que eé ser poeta!! Leo, muito lindo!!!
AS melhores sensações eu consegui sentir agora, conseguir viajar em suas palavras!
beijoos

Urbano Leonel Sant' Anna disse...

Florbela Espanca é incrível!

Adoro a maneira que ela escreve e descreve o ser poeta, o sentir poeta, o sofrer poeta.

Um grande abraço!

Urbano

Cadinho RoCo disse...

Sabe que já nem sei o que é ser poeta!
Cadinho RoCo

Marco Alcantara disse...

cada dia que eu entro aqui esta diferente o visua, mas sempre p/ melhor.

Depois você me ensina como colocar essa caixa de comentários?

=P

Anônimo disse...

Perfeito, perfeito!

Adoro Florbela, principalmente depois do que disse em um comentário no antigo blog...
"Tens amor puro como o dessa poetisa"
Mais uma vez: Obrigada! E parabéns por postar Florbela Espanca... :D

Anônimo disse...

Vou cair no lugar comum e dizer que a poesia é linda e que adoro a Florbela, mas fazer o quê? unanimidade é assim! ;) Boa semana! Beijus

Letícia disse...

Entender alma de poeta que são flores que têm almas e que são poetas e ainda ter todas as dores e carregar o mundo. Se eu fosse poeta, quem me aguentaria?

Leio pouco da Florbela Espanca. Mas admiro.

disse...

Florbela é minha preferida, penso que ninguém expressa melhor os sentimentos.
Lindo Leandro, parabéns por esse dia especial de todos!
Rô!

Mylle Li disse...

Adoro Florbela!

Thais disse...

Eu tenho alma de poeta, ao que me parece.. :D

Custódia C. disse...

Também eu sou admiradora confessa da Florbela. Como vocês dizem por aí, eu amo de morrer :)

Maria, vulgo dos livros disse...

Feliz dia mundial do poeta e nacional da poesia
atrasado =DD
hehe

Esse poema da Florabela Espanca eu NUNCA entendi direito xD Caiu no provão do semestre passado e ninguém conseguiu interpretar xDDD

:**